sexta-feira, 4 de abril de 2014

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO - FEIRA DO LIVRO DE JOINVILLE 2014


Objetivos:
  • Considerar outros usos da linguagem, além da linguagem verbal.
  • Compreender imagens como texto e linguagem.
  • Reconhecer a fotografia digital como importante documento no registro dos acontecimentos.
  • Desenvolver o poder de observação e síntese.

Conhecimento prévio:
  • Saber fotografar com celulares ou máquinas digitais (mesmo que intuitivamente).

Ponto de Partida: 
  • A fotografia surgiu no início do século XIX. A máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e trouxe novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a ser considerada uma linguagem artística.
  • Hoje, a fotografia, e as imagens como um todo, têm dominado o nosso mundo cotidiano, seja através da televisão, cinema, internet, jornais, revistas, outdoors, redes sociais etc.
  • É notável que, cada vez mais crianças e jovens, tenham acesso a equipamentos digitais que as permitem capturar, com muita facilidade, instantes da vida.

Recursos necessários: 
  • Máquina fotográfica digital ou celulares com câmera.
  • Laboratório de Informática.
  • Editor de apresentações: PowerPoint (ou similar).
  • Data Show para apresentação.

Procedimentos e Atividade: 
  • O trabalho será realizado em grupos de no máximo 4 (quatro alunos).
  • Cada grupo selecionará no máximo 5 (cinco) fotografias que representem sua visão/opinião sobre a Feira do Livro 2014.
  • Para cada imagem selecionada, o grupo elaborará um título representativo, na forma de legenda.
  • Também o Relatório Fotográfico deverá ter um título sugestivo.
  • Elaborar um curto texto de Apresentação/Introdução sobre o trabalho desenvolvido e que sintetize a ideia do grupo sobre a Feira do Livro – no máximo 5 (cinco) linhas (digitadas).

Avaliação: 
  • Apresentação para a turma do trabalho produzido (em data a ser definida).
  • Participação, colaboração e comprometimento na atividade.
  • Criatividade na elaboração do trabalho e no uso dos recursos disponíveis.
  • Poder de síntese apresentado pelos alunos ao expor ideias através de imagens e texto.

O arquivo do trabalho deverá ser encaminhado para o professor antes ou após a apresentação (e-mail: linguaeliteratura@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário