"João da Cruz e Sousa é considerado o mestre do Simbolismo Brasileiro e também o maior poeta negro de língua portuguesa.
Filho de escravos alforriados, desde pequeno ele recebeu uma educação refinada. Aprendeu francês, grego e latim. Estudou Matemática, Filosofia e Lógica. Essa formação foi possível graças ao ex-Senhor Guilherme Xavier de Souza, Marechal veterano da Guerra do Paraguai, que não tinha filhos e adotou o garoto, a quem deu inclusive o último sobrenome: Sousa.
Mas essa proteção não foi suficiente para livrar Cruz e Sousa do preconceito e da discriminação que sofreu ao longo de sua vida. Sua poesia é marcada por essa dor. E sua visão da existência, escrita através de uma técnica esmerada, lhe permitiu construir uma obra que frequentemente é comparada a de alguns gigantes da Literatura Universal.
Cruz e Sousa morreu pobre, jovem, doente e sem o reconhecimento em vida do artista maior que foi.
Participam deste programa o acadêmico Domício Proença Filho, o poeta Alexei Bueno (organizou as Obras Completas de Cruz e Sousa), o poeta Domingos Guimaraens e o cineasta Sylvio Back (filme O Poeta do Desterro).
O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar, todo domingo às 18h, na TV BRASIL. Reprises nas sextas-feiras, às 20h30".